Skip to content

SKINCARE

Cosméticos

CONCEITOS E INFORMAÇÕES

O poder dos probióticos para beneficiar a microbiota intestinal e o sistema imunológico já está há muito tempo estabelecido, com reconhecido benefício para a saúde. Mas, recentemente, pesquisas demostram que os paraprobióticos têm se mostrado altamente eficazes quando o assunto é skincare. Cosméticos à base de “bactérias do bem” são ótimos aliados no tratamento tópico de doenças de pele, como eczemas, rosácea e acne e em tratamentos anti-anging e pro-aging.

Uma complexa comunidade de microrganismos formada por bactérias, fungos e outros microrganismos – e seu equilíbrio delicado – compõem a microbiota cutânea normal e colaboram para a saúde e beleza da pele. Os mecanismos de interação entre células da pele e microrganismos da microbiota local são complexos. Um mecanismo conhecido é o reconhecimento de microrganismos pelas células da pele através de receptores denominados Receptores de Reconhecimento de Padrões (PRRs). Quando há um desequilíbrio (disbiose) no microbioma cutâneo, sejam eles decorrentes de desafios ambientais, químicos e/ou físicos (radiação UV, calor, frio, ambientes secos, poluição e outros), as funções de barreira são comprometidas, levando a alterações de pH, diminuição da produção de peptídeos antimicrobianos, aumento da inflamação e instalação de microrganismos patogênicos. Uma barreira cutânea saudável e funcional é um protetor importante contra a desidratação, a penetração de microrganismos patógenos, alérgenos, irritantes, toxinas e radiação.

O termo paraprobióticos refere-se ao uso de células microbianas inativadas ou frações celulares, contendo componentes como peptidoglicanos, ácidos teicóicos, proteínas de superfície e outros, bem como extratos celulares brutos (composição química complexa).

O uso de paraprobióticos apresenta uma série de vantagens, tais como: disponibilidade em sua forma pura, alta estabilidade e facilidade de inclusão em diferentes matrizes, mecanismo de ação específico, melhor acessibilidade dos padrões moleculares associados a microrganismos (MAMP´s) durante o reconhecimento e interação com receptores de reconhecimento padrão (PRR), capacidade de desencadear respostas específicas dirigidas por interações ligante-receptor e produção de compostos benéficos à saúde da pele.

Probióticos inativados (paraprobióticos) promovem, de forma natural, a rápida regeneração da função barreira e do microbioma cutâneo por meio de suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiadesão e antimicrobiana, além de estimular a colonização por microrganismos benéficos promotores de saúde.

Os paraprobióticos (MAMPs) Neoimuno® Skin Care são extratos provenientes de cultivos específicos e concentrados de microrganismos. Ativam a resposta imune inata, fortalecem a barreira cutânea, atuam na redução de danos ao colágeno, elastina e células saudáveis, na redução da inflamação e contra agressões como UV, poluição e estresse.

As soluções Neoimuno® Skin Care são uma alternativa valiosa para uso em formulações e produtos que contribuam com a saúde e beleza da pele e, também, como adjuvante em distúrbios cutâneos, especialmente aqueles associados a processos inflamatórios.

  • Devido ao seu tratamento térmico para inativação, os MAMPs são ingredientes de maior abrangência na aplicabilidade uma vez que não apresentam problemas de vida útil e incompatibilidade de formulações nos produtos finais.
  • Ideal para aplicações tópicas em cosméticos e dermocosméticos.
  • Estabilidade do ingrediente sem necessidade de refrigeração.

Neoimuno® - Beta-glucanas

Neoimuno® Beta glucanas – fonte de beta glucanas derivadas da parede celular de Saccharomyces cerevisiae, purificadas e padronizadas em ligações 1,3 / 1,6.